À descoberta de Torshavn, uma das capitais mais pequenas do mundo...
A poucos dias de terminarmos a nossa viagem pelas Ilhas Faroe, deixamos Klaksvík e seguimos em direcção a Torshavn, a capital. Para esta deslocação resolvemos experimentar um dos helicópteros que (quase) diariamente sobrevoam as ilhas. Por muito estranho que pareça, o helicóptero é aqui usado como um transporte público!
Torshavn deve o seu nome ao "Deus do Trovão", Thor, significando "o Porto de Thor". É uma das capitais mais pequenas do mundo, com cerca de 20500 habitantes.
E o que se pode ver em Torshavn?
1. Diversas casas coloridas, com telhados cobertos de erva, em harmonia com edifícios mais modernos.
2. Pelo meio das casinhas tradicionais escandinavas é possível encontrar alguns animais dos residentes (e desta vez não são ovelhas!). Este gatinho extremamente fotogénico é uma "estrela do Instagram", dizem os donos :)
3. A Catedral de Torshavn com a sua escadaria é uma das principais atracções turísticas da cidade.
4. As típicas casas coloridas em frente ao porto de Torshavn.
5. O porto de Torshavn. Este é um ponto de paragem da rota de ferry mais longa do mundo, que une a Dinamarca à Islândia, passando pelas Ilhas Faroe.
6. O Farol e o Forte de Skansin (1580), erguido para proteger a cidade de piratas que invadiam ilhas distantes.
7. Ainda em em Torshavn encontramos a Chocolataria & Pastelaria Gómagott, onde é possível encontrar "chocolate faroense" de produção própria e onde todo o processo é feito a partir do zero. Para nossa surpresa, aqui provamos um dos melhores chocolates de sempre!
Curiosidade: Todos os anos há uma votação para a população faroense poder escolher dois destinos europeus para terem voos directos a partir das Ilhas Faroe. Nós tivemos a sorte de voar diretamente de Torshavn até Lisboa (um dos destinos escolhidos para 2018) e assim demos por terminada esta viagem incrível neste lugar ainda tão pouco conhecido!
Mais fotografias aqui: Instagram e Facebook.
Até breve!
S.