Have a Break With S.

Até Machu Picchu, pelo Inca Trail!

Depois de algum tempo de ausência, regresso com um post dedicado a uma das maiores aventuras da minha vida... O Inca Trail para Machu Picchu!

After some time away, Have a Break with S. comes back with an adventurous post... The Inca Trail to Machu Picchu!

Para os viciados em trekking, amantes da Natureza ou simplesmente para quem quer ter uma experiência inesquecível, este é um percurso a não perder.

Em Janeiro de 2017 fizemos a reserva com um grupo que sairia em Junho de 2017 (sim, a reserva tem de ser feita com muita antecedência!) e preparamo-nos para a aventura. Pelos relatos que lemos, nem todas as etapas do percurso seriam simples, sobretudo os primeiros dois dias, pelo que iniciamos no mês anterior um plano de preparação física envolvendo sobretudo caminhadas com alguma intensidade.

Falando um pouco mais do Inca Trail, ou Camino Inka... Trata-se de um caminho pedestre que termina na famosa cidade Inca Machu Picchu, no Peru. Existem três caminhos possíveis, sendo que optamos por fazer o trekking clássico de quatro dias. Na figura abaixo é possível observar os quilómetros percorridos a cada dia, bem como a altitude de cada ponto. Aclimatizar é algo fundamental antes de iniciar este trekking, pois a altitude em algumas partes do trajecto é bastante elevada. No nosso caso, optamos por permanecer os dois dias anteriores em Cusco (altitude: 3399m), mascar e beber muito chá de coca.

For nature and trekking lovers this is an unforgetable experience. In January 2017 we did booking for June 2017 - lobg time in forward, it sells out very very fast - and got ready for the upcoming adventure. We knew previously some parts of the path would be exhausting, so we did some trekkings couple of months before the trip.

The Inca Trail or Camino Inca... Legendary trek ending in the famous Inca city of Machu Picchu. There are several possible ways how to reach MP, but we've chosen the classical trek - 4 days/3 nights. In the picture below you can see distances and altitudes of main points of the way. It is very important to acclimatize before you start, so we stayed two days in Cusco - altitude: 3399m - and used coca leaves in order to get used to higher altitudes and prevent problems connected with altitude sickness.

Esquema do Percurso

Folhas de coca para aclimatizar

Coca leaves for aclimatization

Dia 1

O grupo reuniu-se por volta das três da manha em Cusco, para seguir de autocarro em direcção a Urubamba, ponto de inicio do trekking. Aqui recebemos algumas instruções e partimos para a aventura, juntamente com dois guias fantásticos. A primeira subida foi, literalmente, de perder o fôlego (mas toda a gente optou por ocultar esse detalhe :P)! Desde logo as paisagens circundantes se revelaram magnificas, proporcionando uma harmonia com a natureza absolutamente indescritível.

No caminho percorrido no primeiro dia é possível observar alguns vestígios arqueológicos e algumas povoações isoladas onde os poucos habitantes usam os típicos trajes andinos e se deslocam usando o burro como transporte preferencial.

A chegada ao ponto de paragem para almoçar foi uma pequena conquista, pois o cansaço, calor, fome e sede já se faziam sentir por alguns quilómetros. A segunda parte do dia foi sempre a subir e bastante cansativa. Quando finalmente avistamos o acampamento onde iríamos pernoitar, este assemelhou-se a um verdadeiro oásis!

As tendas e a comida são transportadas por um grupo de pessoas da agência, chamados porters, mas optamos por transportar as nossas próprias mochilas. Cada uma pesava cerca de 10Kg e 16Kg, o que dificultou a nossa caminhada em algumas partes mais complicadas do percurso. As refeições preparadas durante os diferentes dias eram deliciosas e mesmo agora não compreendemos como conseguem preparar pratos tão elaborados "no meio do nada"! :)

Todos os dias, antes de jantar, havia uma "happy hour", onde era servido chá de coca e pipocas como aperitivo e onde falávamos sobre o dia seguinte e nos eram dadas novas instruções.

O jantar terminava por volta das 19:30h, hora a que também íamos para a tenda dormir.

Day 1

Day 1 - meeting was scheduled for 3am in a central square of Cusco. We went by bus to Urubamba - starting point of the Inca Trail. Here we got some important information and started our adventure with two fantastic guides. The first 50 meters behind the bridge made us all lose our breath - literally - but everybody decided to suffer silently! :) Nevertheless, since the very beginning the surrounding nature was impressive. Basically since the beginning Inca trail offers views to old archeological sites as well as small "modern "houses. People living here still use their typical andean outfits and their main transport means are donkeys.

Arriving at the lunch spot was avery welcome break. We were all a "little bit" tired, thirsty and willing to rest for a while. The second part of the day was tough, going up all the way. When we finally saw the camp, where we would sleep that night, it looked like an oasis.

Tents and food were transported by a group of porters. We decided to transport our own backpacks - each one around 10Kg and 16Kg - which made some parts of the path a little bit more challenging. All the meals provided were absolutely delicious... It is a little bit complicated to understand how they cook it "in the middle of nowhere"! :)

Every day before dinner we used to have the "Happy Hour", where we could drink coca tea, eat popcorns and talk about the next day.

Dinner was over around 19:30h, time for going to sleep.

Dia 2

Por muitas instruções que tenhamos recebido no dia anterior, nada nos poderia preparar para o Dia 2 do Inca Trail! Quando acordamos não imaginamos o que teríamos pela frente. Desde os primeiros passos na saída do acampamento, o percurso foi sempre subir, subir, subir... para finalmente chegarmos ao famoso e temido "Dead Woman´s Pass". Este é o ponto mais alto de todo o Inca Trail (4250 m) e também o mais desafiante para os trekkers pela sua altitude, caminho rochoso, inclinação do trajecto e, frequentemente, pelo o sol bastante intenso. A chega ao topo é uma verdadeira conquista!! O acampamento onde pernoitamos situa-se a 3600 m de altitude e o cansaço era tanto que nem sentimos a chuva intensa que caiu durante a noite...

Day 2

Even though we read and heard a lot of information regarding the second day, nothing can really describe it properly. Since the moment we left the camp we had to go up, up, up all the way till we finally arrived the famous "Dead Woman's Pass". This is the highest point of the Inca Trail (4250m) and the most challenging part for most of the trekkers due to its high, rocky path and very often sunny and hot weather. To reach the top is a real victory!

The camping where we slept this night was 3600 m high. We were so tired that we barely felt the rain at night...

Dead Woman´s Pass

Dia 3

Este foi, para mim, o melhor dia de todo o Inca Trail. Sem subidas drásticas e rodeados por uma natureza deslumbrante, este dia soube a "recompensa" por todo o esforço feito anteriormente. Passando por montanhas imponentes, glaciares, pequenas grutas e densa floresta a menor altitude, tudo foi perfeito e vivido intensamente.

O ultimo jantar foi bastante nostálgico, marcado pela despedida dos guias e dos membros do grupo.

Day 3

Day 3 was in my opinion the best day of the Inca Trail. We didn't have to climb any hills, the surrounding nature was magnificient and powerful - high mountains, glaciers, imponent rocks, colorful flowers and jungle - and we didn't feel so tired as before.

The last dinner was a little bit nostalgic once we started to say goodbye to our trekking buddies!

O acampamento...

A vista do acampamento, ao amanhecer...

The morning landscape...

Um colibri a bater as suas asas tão perto...

A beautiful hammingbird very close to us...

Dia 4

Neste dia tivemos de acordar bem cedo, por volta das duas, para chegarmos com antecedência ao portão que marca a etapa final do Inca Trail para Machu Picchu. Caminhamos pela noite, com lanternas na cabeça,  cansaço no corpo e o sono a apoderar-se de todos. Felizmente esse cansaço rapidamente se dissipou, quando chegamos ao famoso Sun Gate, que marca a chegada a Machu Picchu através do Caminho Inca. Uma sensação indescritível de missão cumprida, não sem antes termos subido cerca de 50 degraus quase na vertical.

Machu Picchu, a cidade Inca, actualmente Património Mundial da UNESCO, é um dos símbolos mais importantes do Império Inca e situa-se a 2400 m de altitude. Aqui podem observar-se vários terraços que eram usados para a agricultura, edifícios de habitação e templos, alguns de construção original.

Depois de uma visita de 5h por Machu Picchu, terminamos a nossa aventura com um almoço em Aguas Calientes.

Day 4

On the 4th day we had to wake up at 2am in order to be the first group arriving the entrance gate to the last part of the Inca Trail. We walked for some time in the dark with lights and torches on the head and were very very sleepy. This tiredness "disappeared" when we finally arrived The Sun Gate at 7am from where we could see the imponent Inca city Machu Picchu (note that right before the Sun Gate we had to climb 50 steps, almost in vertical position!).

Machu Picchu is one of the most important symbols of the Inca Empire - 2400 m high - and UNESCO World Heritage Site. Here it is possible to observe many agriculture terraces, habitation buildings and temples, some of them originals!

After spending around 5 hours in Machu Picchu we ended our adventure with a lunch in Aguas Calientes.

Machu Picchu de diferentes perspetivas...

Different perspectives of Machu Picchu...

Aguas Calientes, para o almoço final e despedida desta aventura incrível!

Aguas Calientes, where we said goodbye to this incredible adventure!

Ate ao próximo break, com muitos posts desta viagem de mochila pela America Latina! :))