Dois dias à descoberta da capital da Toscana: Florença!
Depois dos dias passados em Veneza e Verona, seguimos viagem até ao terceiro destino italiano do nosso plano (e talvez o mais esperado): Florença!
Antes de aqui chegarmos, combinamos que faríamos sobretudo um turismo focado em exteriores, evitando ao máximo permanecer muito tempo em filas. Assim, decidimos não entrar na Catedral, nem no Museu dos Ofícios. Apesar de não termos visitado duas das principais atracções de Florença, deixo aqui as nossas sugestões para uma visita relaxada à capital da Toscana:
1 - Ponte Vecchio
Esta ponte é certamente uma das mais famosas do mundo! Na sua estrutura existem diversas lojas, na sua maioria ourivesarias e joalharias. É um dos locais de Florença com maior aglomeração de turistas e, para quem procura uma experiência mais calma, o ideal será atravessá-la durante a noite...
2 - Catedral de Santa Maria del Fiore
A Catedral de Florença é um dos motivos pelos quais se visita esta cidade. Embora tenhamos optado por não entrar nem subir à cúpula, o seu imponente exterior em mármore verde, rosa e branco fazem com que se torne inesquecível!
3 - Palazzo Vecchio e Torre di Arnolfo
Subir à torre do Palazzo Vecchio foi uma boa alternativa à cúpula da Catedral, pois a quantidade de turistas que visita este local é significativamente menor. Tem também a vantagem de se poder comprar o bilhete durante a manhã e apenas subir no final do dia para desfrutar do pôr do sol. No nosso caso, o céu que encontramos foi bastante propício a fotografias, como podem ver abaixo...
4 - Piazza della Signoria
Mesmo em frente ao Palazzo Vecchio encontra-se esta praça repleta de estátuas (muitas delas réplicas de outras que se encontram no Museu dos Ofícios). Aqui é também possível assistir a alguns concertos de música clássica ao ar livre, sobretudo durante a noite.
5 - Mercato Nuovo
Edifício coberto, constituído por diversos arcos, cuja aparência varia significativamente de acordo com a hora Durante o dia é invadido por dezenas de tendas com souvenirs. Durante a noite dá lugar a artistas de rua.
6 - Mercato Centrale
Também conhecido por Mercato di San Lorenzo. No seu interior é possível encontrar uma área modernizada, com diversos restaurantes, bem como bancas de venda de variados produtos: peixe, fruta, vegetais,...
No nosso caso, optámos por ficar pela área da restauração: secção de queijos e doces! :)
7 - Giardino di Boboli
Os Jardins Boboli são facilmente acessíveis a pé a partir do centro de Florença. Aqui observam-se diversas estátuas e fontes, entre as diversas espécies de plantas que constituem esta "área verde" da cidade. Passar algumas horas neste jardim poderá ser a solução ideal para quem quer escapar à agitação do centro e, ao mesmo tempo, desfrutar de uma bela vista sobre a cidade.
8 - Piazzale Michelangelo
Arrisco-me a dizer que foi um dos locais mais bonitos onde já vi o pôr do sol!
Sendo uma das únicas zonas elevadas de Florença, proporciona uma vista ampla sobre a cidade e um espectáculo de cores com a chegada da noite.
Convém ir para este local pelo menos uma hora antes de o sol se pôr, para se garantir um lugar com boa visibilidade (sim, há de facto muuuuita gente).
9 - Descobrir as ruas...
10 - Passear pela cidade à noite...
11 - Onde comer
Sugestão: Restaurante Pizza Man; Via dell'Agnolo 105/107R, Firenze.
Dizem ser uma das melhores pizzas de Florença. Nós experimentamos e aprovamos mas, no final, o melhor foi mesmo o tiramisu!
Podem encontrar mais fotos desta viagem no Instagram e Facebook.
Até breve, com o próximo destino: Pisa! :)
S.