Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Have a Break With S.

Have a Break With S.

Islas Ballestas: chamam-lhes as Galápagos "para pobres"!

E passado um ano da nossa viagem pela América Latina, termino esta série de posts com o nosso último destino: Paracas e Islas Ballestas.

Acordar às 2h da manhã para apanharmos o autocarro que sairía de Lima às 3h envolveu um sacrifício de tal proporção que ainda hoje recordamos esse episódio com grande desconforto (tinha sido um mês mesmo muito intensivo!). Valeu-nos o facto de já termos pago a viagem para fazer uma espécie de "pressão psicológica", caso contrário, o dia teria sido passado entre o sono profundo e o Parque Kennedy. Felizmente conseguimos recuperar a energia até ao destino, porque tivemos a sorte de viajar num autocarro com cadeiras muuuito reclináveis e almofadadas em todas as direcções!

Já na cidade de Paracas, juntámo-nos a um grupo para um pequeno passeio pela baía. Seguimos depois até às Islas Ballestas, que considerávamos ser o ponto alto desta viagem. O percurso de barco durou no total cerca de 1h30min e, até chegarmos às ilhas, foi possível observar diversas aves e o conhecido "geoglifo del Candelabro de Paracas".

IMG_9702

IMG_9707

IMG_9727

IMG_9733

IMG_9737

O Candelabro de Paracas pode ser observado durante grande parte do percurso. Embora não se saiba quando ou como surgiu, há diversas teorias que defendem relacionar-se com as Linhas de Nazca. Outras afirmam que se trataria de um elemento de apoio à navegação. 

IMG_9760

IMG_9761

IMG_9755

Ao avistar as Islas Ballestas, é fácil perceber que servem de habitat a milhares de gaivotas. Felizmente tinhamos protecção para a cabeça, pois a probabilidade de levar um "banho" era bastante grande!

IMG_9772

IMG_9784

IMG_9799

Aqui a visita foi feita totalmente de barco, uma vez que as ilhas são maioritariamente rochosas..

No final fomos ainda presenteados com o avistar de um grupo de pinguins, diversos leões marinhos e focas.

IMG_9823

IMG_9830

IMG_9844

IMG_9859

IMG_9909

IMG_9924

Terminado o passeio pelas ilhas, iniciamos a visita à Reserva Natural de Paracas, situada na respectiva península. Aqui é possível observar uma zona de deserto, onde se encontram diversos fósseis marinhos, e uma zona costeira, com praias de areia colorida.

IMG_9953

IMG_9952

Já na zona costeira é possível observar algumas das formações rochosas que restam da estrutura que previamente ali se erguia, designada por "La Catedral", destruída no terramoto de 2007.

Antes... [Fotografia não original, de Janeiro de 2007]

800px-LaCatedral_Reserva_de_Paracas.jpg

 Depois... [o que nós vimos]

IMG_9958

 E, finalmente, as praias de areia azul e de areia vermelha... 

IMG_9960

IMG_0054

IMG_0037

Aqui ainda avistamos um grupo de golfinhos que nadava por perto!

IMG_9972

Antes de regressarmos a Lima paramos num café onde tinham este bichinho como "mascote". As funcionárias garantiram que todos os dias espera por comida à entrada da porta!

IMG_0065

E assim terminou esta nossa aventura pela América Latina, deixando-nos com uma enorme vontade de regressar e repetir tudo de novo! Será mesmo verdade que não devemos voltar a um lugar onde já fomos felizes?! Espero que não! :)

 

Podem ver mais fotografias desta viagem (e outras) no Facebook e no Instagram.

 

Até breve!

S.