Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Have a Break With S.

Have a Break With S.

La Paz e El Alto, Bolívia

O post de hoje será dedicado às cidades de La Paz e El Alto, na Bolívia. Se pensar em grandes cidades, estas foram sem dúvida as que mais me marcaram ao longo da viagem pela América Latina! Já vão perceber porquê... :)

IMAG2102 (1).jpg

 

Voltando um bocadinho atrás... Ainda em Cusco fomos surpreendidos, no aeroporto, com um grupo de passegeiros revoltados (cerca de 200) que "atacaram" a zona de check-in, resultando num atraso gloal dos restantes voos (incluindo o nosso, cerca de 5h) e um grande aparato policial!

IMG_20170606_105240.jpg

 

Chegados ao aeroporto de La Paz, resolvemos ir de "colectivo" (uma espécie de carrinha de transporte oficial de 10 pessoas, mas na verdade vão as que couberem!) até ao centro de La Paz, onde ficava o nosso hostel. Como tivemos de colocar as nossa mochilas na parte superior da carrinha, todo o trajeto foi vivido em grande sobressalto a cada curva ou travagem brusca. Felizmente, chegaram connosco ao destino! A saída da carrinha foi um embate com a realidade de La Paz: uma cidade extremamente suja, confusa, com trânsito caótico e sem qualquer ordem.

 

Dentro do colectivo...

IMG_20170606_141918.jpg

 

Aproveitamos esse dia para descansar, encontrar lavandarias self-service e comer! No dia seguinte tínhamos agendado fazer a Death Road da Bolívia em bicicleta e visitar o Lago Titicaca, que será o tópico do próximo post...

 

O que encontramos na mesa do restaurante onde jantamos no primeiro dia :)

IMG_20170606_204819 (2).jpg

 

Saias de "cholitas" como decoração...

IMAG2101.jpg

 

Pelas ruas... uma "Clínica de Jean's" :)

IMAG2091.jpg

 

No primeiro dia livre e completo em La Paz fizemos o nosso próprio roteiro. Começamos por visitar o Valle de La Luna, uma formação geológica que se assemelha às formações lunares.

IMG_2356.jpg

IMG_2350.jpg

 

Depois de visitado o Valle de La Luna, seguimos para a cidade El Alto. Decidimos experimentar a linha de teleféricos que liga La Paz a esta cidade, situada numa localização ainda mais alta (4150m), tal como o nome indica.

 

Foto tirada do interior da cabine

IMG_2378.jpg

 Durante a subida...

IMG_2388.jpg

 

Chegados ao El Alto encontrámos por mero acaso um dos verdadeiros "Mercados de Brujas", muito conhecidos pelos locais. Os turistas não são bem-vindos, mas resolvemos arriscar, optando por não tirar fotografias depois de nos chamarem "gringos" por diversas vezes (entre outras coisas). Várias barracas são dedicadas a "bruxaria", rituais, produtos de sorte ou azar, sendo perceptível que se trata de algo bastante enraizado nesta cultura.

 

Uma pequena amostra da entrada do mercado (duas das fotos podem impressionar)..

IMG_2405.jpg

IMG_2401.jpg

 

À saída do mercado, numa zona mais "arejada", encontrámos várias estruturas que se assemelhavam a grelhadores, que nos fizeram pensar tratar-se de um churrasco de bairro. Para nosso espanto, esses "grelhadores" eram utilizados para rituais de feitiçaria feitos por "brujas" e "consejeros", como foi possível ler mais à frente na porta de várias barracas que serviam como uma espécie de consultórios. Mais tarde, em conversa com locais que conheciam bem este sítio, ficamos a saber que aqui se passam coisas bastante macabras (que não é possível/conveniente descrever aqui)!

Saímos desta zona a passo apressado, esperando não levar connosco nenhuma feitiçaria! :)

Mesmo ao lado das "brujas" e "consejeros", encontramos um campo de futebol, onde vários jovens jogavam descontraidamente (somos mesmo gringos!).

 

Um autocarro típico

IMG_2400.jpg

 

Antes de descermos de novo para La Paz, aproveitamos para tirar algumas fotografias da vista de El Alto.

Ao longe, as montanhas cobertas de neve contrastam com a cidade cor de tijolo...

IMG_2455 (2).jpg

 

A imponente Montanha Illimani, o conhecido "cartão postal" de La Paz!

IMG_2457 (2).jpg

Chegamos a La Paz já ao anoitecer e, como a fome era muita, resolvemos experimentar um restaurante de carte Argentina que nos aconselharam no hostel. As quantidades servidas foram bastante generosas, mas garanto que não sobrou mesmo nada! Deixo uma pequena amostra do menu, da cozinha e da forma como preparam o Jack Daniel's steak :)

IMAG2039.jpg

IMAG2037.jpg

IMAG2033.jpg

Na cozinha...

 

Jack Daniel's steak

 

No dia seguinte, para despedida, visitamos um pouco mais do centro de La Paz, alguns locais históricos e miradouros:

 

Calle Jaen

IMAG2082.jpg

IMAG2081.jpg

 

Mirador Killi Killi

IMG_2560.jpg

 

Prisão de San Pedro - esta prisão já recebeu o título de "prisão mais bizarra do mundo" pelo facto de ser uma espécie de vila com funcionamento próprio. No seu interior existem lojas e restaurantes e, até 2009, estava aberta a turistas. Aqui existem "laboratórios de cocaína", entre outras substâncias, que constituem o "negócio" de várias famílias que residem na prisão.IMG_2628.jpg

 

IMG_2627.jpg

Interior da prisão (única fotografia não original)

bolivia_the-san-pedro-prison1-e1436297109172.jpg

 

Mercado Rodriguez

IMG_2689.jpg

IMG_2682.jpg

IMG_2680.jpg

IMG_2674.jpg

IMG_2666.jpg

IMG_2648.jpg

IMG_2644.jpg

IMG_2639.jpg

 

Praça e Igreja de San Francisco

IMG_2710.jpg

 

 Calle Sagarnaga - Nesta rua encontra-se o turístico "Mercado de las Brujas" (este quase exclusivo para turistas!)

IMAG2102.jpg

 

E outras memórias da cidade...

IMG_2697.jpg

IMG_2619.jpg

 

Este último dia em La Paz coincidiu com uma celebração religiosa de grande importância - Fiesta del Gran Poder. Neste dia há vários desfiles pelas ruas e avenidas principais, trajes vistosos e danças coreografadas que começam de manhã e se prolongam pela noite dentro. Neste dia toda a gente se reúne no centro da cidade, com muita música, comida e bebida à mistura.

 

IMG_20170610_102429_1.jpg

E agora.. que vontade de voltar!! :)

 

Até breve!

S.