Passagem rápida por Veneza? Aqui ficam algumas dicas...
A nossa viagem de 12 dias pelo norte de Itália começou na famosa cidade dos canais, Veneza! Antes de iniciarmos estas férias preparamos uma pequena lista de "sítios a visitar" mas, no que a Veneza diz respeito, o melhor conselho que recebemos e que agora damos foi: deixem-se perder pelas ruas labirínticas desta cidade! Mas, para o caso de se perderem mesmo e (dificilmente) não passarem pelas principais praças e monumentos, aqui fica uma lista com várias dicas a seguir para aproveitar o melhor de Veneza em dois dias!
Onde ficar alojado?
Arranjar alojamento a um preço acessível e com boa localização é uma tarefa difícil, sobretudo nos meses de Verão. Mas, com uma pesquisa intensiva e atempada, poderá ser possível conciliar as duas coisas. No nosso caso, tivemos a sorte de encontrar um hotel com vista directa para um canal, detalhe que ajudou a tornar estes dias ainda mais especiais...
Onde comer?
O nosso hotel ficava muito próximo do Campo Santa Margherita, uma praça muito popular entre jovens universitários e turistas, pelo seu ambiente descontraído e pela grande oferta de restaurantes com preços acessíveis.
Falando dos menus: pizzas, pastas, risottos, tiramissus... Que dizer? Para mim, o paraíso gastronómico! :)
Locais a não perder?
Quando se viaja para Itália no Verão é importante estar preparado para o seguinte: turistas... turistas everywhere!
Como a última coisa que queríamos era passar horas intermináveis em filas ao sol, acabamos por cortar da lista várias coisas que implicavam essa espera. Assim, visitamos sobretudo exteriores e aqui ficam algumas sugestões:
1. Andar de Vaporetto, o "autocarro" dos canais...
Esta foi uma das primeiras coisas que decidimos fazer em Veneza, pois ao atravessar o Grande Canal de barco é possível ficar com uma ideia dos edifícios e ruas transversais que vale a pena visitar mais tarde. Optámos por fazer todo o percurso e, como conseguimos ficar "à janela", acabou por ser um verdadeiro tour pela cidade.
2. Praça de San Marco
Esta praça é o local de maior aglomeração de turistas, pombos e selfies! Aqui é possível encontrar a famosa Basílica de San Marco e, entre outros edifícios, o Palácio Ducal de Veneza e a Torre do Relógio de San Marco (à qual subimos).
3. Torre do Relógio de San Marco
Esta foi a única fila em que estivemos (30 minutos). Do topo da torre é possível ver Veneza em toda a sua extensão, as pequenas ilhas envolventes, os vários edifícios e canais,... Sem dúvida compensa o tempo de espera!
4. Ponte dos Suspiros
Segundo uma antiga lenda, o seu nome deve-se aos prisioneiros que, ao atravessar a ponte, suspiravam ao ver uma última vez o mundo exterior. Nos dias de hoje existe uma outra teoria: os casais que passarem debaixo dela, terão amor eterno! Pela quantidade de casais que vimos passar debaixo da ponte há mesmo muitos crentes!
5. Gôndolas
Símbolo romântico da cidade de Veneza. O preço oficial por uma voltinha de 30 minutos ronda os 80 euros (até 6 pessoas). Depois das 19h o preço pode subir até 100 euros... Por aqui optamos por passear apenas de Vaporetto.
6. Ponte de Rialto
Esta é a mais antiga (e talvez mais famosa?) ponte do Grande Canal, sendo também mandatório atravessá-la a pé e observar de cima os dois lados do canal. Aqui é possível captar fotografias lindíssimas consoante a hora do dia e a incidência da luz nos diferentes edifícios envolventes!
7. Basílica de Santa Maria della Salute
É impossível ficar indiferente a esta basílica que se debruça sobre o Grande Canal, pois a sua cúpula branca contrasta e sobressai entre os coloridos telhados envolventes.
8. Percorrer as ruas de Veneza aleatoriamente e apreciar o Grande Canal, sentando numa das suas margens!
Podem encontrar mais fotografias desta viagem no Instagram e no Facebook! :)
Até breve,
S.