Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Have a Break With S.

Have a Break With S.

"Perdidos" no Salar de Uyuni

Entrando numa das minhas partes favoritas da viagem... :) Escrevo agora sobre a tour de 3 dias pelo "Salar de Uyuni". Durante estes dias vimos muito mais do que apenas o conhecido salar, mas é por este nome que o percurso é conhecido.

Para chegar até Uyuni, uma cidade situada no sul da Bolívia, viajamos num autocarro que saiu de La Paz durante a noite. Chegámos ao destino ao amanhecer, o que permitiu uma pequena paragem para registar o momento...

IMG_2966-5.jpg

Já em Uyuni dirigimo-nos à agência que escolhemos para fazer este tour e recebemos a informação final necessária. Foi-nos dito que nos dias anteriores tinha havido uma tempestade de neve numa das zonas que iríamos visitar no terceiro dia, que obrigou a uma alteração de roteiro.

Depois de um pequeno passeio por Uyuni, entrámos no jipe que seria o nosso transporte nos próximos dias...

 

Única fotografia não original do post, que serve para retratar a etapa inicial do nosso tour, ainda em Uyuni.

uyuni cidade.jpg

Primeiro ponto de paragem: Cemitério de comboios de Uyuni. Usados no passado para transporte de minerais, posteriormente abandonados neste local quando a actividade diminuiu.

Cemitério de comboios

IMG_3012-5.jpg

IMG_2995-5.jpg

IMG_2981-5.jpg

IMG_2976-5.jpg

Paragem num pueblito perto do cemitério, onde aproveitamos para comprar alguns pacotes de sal produzido no salar :) 

IMG_3027-5.jpg

IMG_3026-5.jpg

IMG_3024-5.jpg

O Salar de Uyuni é a salina com maior área de superfície no Mundo, formada por espessas camadas de sal. A sua origem deve-se à evaporação de um antigo "mar", há "bilhões" de anos, com ligação ao oceano.

Já no Salar de Uyuni encontram-se os "ojos del salar", uma espécie de mini géiser de onde brota água ricamente mineralizada das camadas mais profundas.

IMG_3035-5.jpg

 Continuando a nossa viagem, com um horizonte de perder de vista, chegámos até ao ponto que marca a passagem do Rally Dakar pela Bolívia. Junto ao monumento encontram-se diversas bandeiras das diferentes nacionalidades que participaram, mas nenhuma portuguesa para a fotografia...!

IMG_3086-5.jpg

IMG_3054-5.jpg

Neste mesmo local encontra-se o "hotel de sal", que atualmente serve apenas como local de paragem para almoçar. Paredes, pilares, chão, mesas e bancos.. (quase) tudo feito de sal!

IMG_3091-5.jpg

IMG_3088-5.jpg

Depois de almoço tivemos algum tempo para tirar as famosas fotografias no salar, onde somos "batatas fritas saídas do pacote", "perseguidos por dinossaros"... Deixo aqui uma amostra :)

uyuni.png

Seguimos viagem em direcção à Ilha de Cactos, um local indescritível pelo impacto que causa em nós. Subindo o trilho que nos leva à sua parte mais alta podemos ter uma verdadeira noção da grandiosidade deste salar e da dimensão deste "mar" que em tempos ali se estendia...

IMG_3267-5.jpg

IMG_3263-5.jpg

IMG_3252-5.jpg

IMG_3220-5.jpg

IMG_3218-5.jpg

IMG_3217-5.jpg

IMG_3203-5.jpg

 A "mascote" da ilha :)

IMG_3186-5.jpg

 E um passarinho que se cruzou pelo caminho...

IMG_3191-5.jpg

IMG_3189-5.jpg

A caminho do alojamento onde iríamos passar a noite, fomos presenteados com um dos melhores pores do sol de que tenho memória!!

IMG_3288-5.jpg

Já bastante cansados mas cheios de memórias de um dia inesquecível, atacamos o jantar e as camas (num hostel com bastante sal!)... IMG_3328-5.jpg

IMG_3333-5.jpg

... não sem antes podermos contemplar a Via Láctea em todo o seu esplendor!

IMG_3319-5.jpg

Espero que tenham ficado tão apaixonados por este primeiro dia no Salar de Uyuni, tal como eu fiquei :)

Mais dois posts se seguirão sobre este tour...

 

Até breve! :)

S. 

4 comentários

Comentar post