San Pedro de Atacama: a cidade "cor de terra"
Começando a nossa aventura chilena, seguimos viagem até San Pedro de Atacama. Confesso que não sabia bem o que esperar destes dias. Foi, sem dúvida, a parte da viagem que previamente planeamos menos e, com a tempestade de neve que tinha atingido a zona fronteiriça nos dias anteriores, temíamos que não fosse possível visitar muitas das famosas atracções. De facto, fomos confrontados com essa realidade e infelizmente não conseguimos conhecer os Geysers del Tatio e diversas lagoas que tínhamos em mente.
Chegados a San Pedro de Atacama, foi altura de nos despedirmos do simpático grupo que tínhamos conhecido na viagem ao Salar de Uyuni. Há pessoas com as quais se cria uma empatia imediata e com as quais, se possível, continuaríamos a fazer todas as outras tours... Feitas as despedidas e promessas de um dia nos reencontrarmos, começou a nossa odisseia de localização do hostel! Cansados, com sono e de mochila pesada à costas, já com ameaças de desistência... caminhamos cerca de uma hora até finalmente o encontrarmos (em San Pedro todas as ruas e casas parecem iguais, "cor de terra"!)...
Finalmente instalados, conhecemos uma das "donas da casa", sempre a controlar-nos desde a chegada! :)
Recompostos da viagem, resolvemos sair para conhecer a cidade (infelizmente, o tempo reservado para descansar foi praticamente nulo...). No centro de San Pedro encontra-se a igreja, que nos cativou pela sua simplicidade e que elegi como favorita entre todas as que visitamos.
O interior da igreja, também bastante simples... E sim, é um cão a passear-se no seu interior! :)
Pelas ruas encontram-se muitos cães, a maioria sem dono mas relativamente bem tratados. Dada a sua quantidade também chamam à cidade, em tom de brincadeira, "San Perro de Atacama" :)
Pelas ruas encontramos diversas ofertas para subir vulcões. Infelizmente não foi possível fazermos nenhum destes percursos, devido à tempestade de neve!
Por falar em vulcões... Este é o Vulcão Licancabur, o mais alto da cordilheira que rodeia a cidade (altitude: 5,917m)... No próximo post as fotos serão ainda mais impressionantes! Para quem viu o filme "Dante's Peak", sabem o que esta paisagem faz lembrar!
Casa de Pedro de Valdina (militar e conquistador espanhol), uma das mais mais antigas...
San Pedro de Atacama é conhecido por ser um dos lugares do mundo onde melhor se visualiza a Via Láctea, devido à sua altitude e, frequentemente, céu limpo.
Claro que nos aventuramos durante a noite entre ruas e caminhos para comprovar se seria verdade...
Não totalmente satisfeitos com o resultado, pedimos a um taxista para nos levar até um local na periferia da cidade onde não houvesse interferência de luzes e lá ficamos durante meia hora, completamente rodeados pela escuridão, cheios de frio, para tentar captar isto:
Não sei dizer se esta foi ou não a melhor Via Láctea que conseguimos ver durante a viagem, mas a experiência de a observar num local tão distante valeu por tudo! :)
Espero que tenham gostado deste pedacinho de San Pedro de Atacama! Não percam o próximo post - "Atacama: um deserto cheio de cor" - e sigam o blog no Facebook e no Instagram.
Até breve!
S.